domingo, 11 de novembro de 2012

Aula 06.11.2012

1ª Parte

Construção de uma parábola em Autocad 3D

Comando XLine (xl)

Elaborar 2 Xlines. Uma primeira na vertical e uma segunda na horizontal, ambas com o ponto de origem em (0,0)

Comando circle (c):

Elaborar um círculo com origem em (0,0) com raio de 1.5 unidades



Comando point (po) para marcar o ponto de intersecção entre o círculo e a xline horizontal. 
Com centro nesse ponto abrir um círculo - comando circle (c) - com raio de 2 unidades.
Fazer offset (o) de 2 unidades ao círculo de 2 unidades de raio. Repetir o comando offset (o) com o mesmo afastamento ao círculo resultante.
Fazer offset (o) de 2 unidades à xline vertical. Repetir duas vezes.
Com o comando point (po) assinalar os pontos de intersecção resultantes das linhas paralelas e das circunferências. Definir o valor 35 no comando PDMode.

















Para a construção da parábola precisamos encontrar a bissectriz de um ângulo.

Apagam-se as linhas de construção e revelam-se apenas os pontos encontrados e as duas xlines inicias.
Comando line (l) para desenhar um segmento de recta deste o último ponto superior encontrado até ao primeiro - sobre a xline horizontal.
Repetir o comando para desenhar um segmento de recta desde o último ponto superior encontrado até à xline vertical.
Encontra-se assim um ângulo.
Comando circle (c) no último ponto superior encontrado e abertura com raio indeterminado.
Comando trim (tr) e seleccionar as semi-rectas desenhadas para cortar o circulo ficando apenas com o arco correspondente à abertura do ângulo encontrado.

















Comando line (l) para desenhar um segmento de recta correspondente à bissectriz do ângulo encontrado.
Comando erase (e) para apagar as linhas de construção.
Comando mirror (mi) com ponto de simetria na intersecção das xlines. Espelhar a bissectriz para baixo da xline horizontal.

















Comando extend (ex) para estender as bissectrizes até à xline horizontal. Encontra-se assim um ângulo para auxilio da construção da parábola.
Comando layer (la) para a criação de um novo layer com outra cor, para introduzir os pontos e as linhas auxiliares.
Comando copy (co) para copiar o ponto sobre a xline horizontal 0.75 unidades para a esquerda.

















Comando spline (spl) para gerar uma linha curva, inteira, ponto a ponto.
Comando circle (c) com centro no sistema e raio indeterminado para seccionar as xlines através do comando trim (tr) tornando-as em rectas.
Comando trim (tr) usando o recta horizontal para cortar metade da parábola. 

















Comando erase (e) para apagar o círculo, os pontos e as linhas de referência.

Para "revolver" superfícies de revolução - tal como esta superfície parabólica - usa-se o comando Revsurf, mas antes é necessário definir a densidade da malha para a construção da superfície: Comando surftab1 e surftab2 com valor 17.
Comando 3DOrbit (3do) para definir uma perspectiva de visualização.
Comando revsurf - definindo o eixo, ponto de início, de fim e ângulo de revolução.

















Comando shade para obter outra visualização mais "material" da superfície.


















2ªParte

Construção de um dado em Autocad 3D

Preparação do ambiente de trabalho do software para a execução do sólido:

- Comando viewports - escolher opção 4Left

- comando box - dimensões: 10 unidades de aresta


- commando xline vertical (xl) - ao centro de uma face, com offset (o) para a esq. e para a dta com 2,5 unidades de afastamento


- atribuir layers (la) - layer box - cor branca | layer linhas auxiliares - cor amarela | layer sphere - cor vermelha


- Comando trim (tr) - usando as arestas do cubo para "cortar" as xlines depois de explodidas

- comando sphere - com 1 uni de diâmetro, colocada ao centro da linha auxiliar central


- comando copy (co) - para copiar as linhas auxiliares para a face oposta

- comando rotate (ro) - com ponto no midpoint da linha central rodar 90º em Z

- comando copy (co) - copiar as anteriores linhas auxiliares novamente para a face oposta para gerar uma
grelha ortogonal 

- comando copy (co) - para copiar a esfera 6x para a face oposta com ponto no centerpoint


- comando erase (e) - apagar as 1ªs linhas auxiliares para ficar só com a grelha

- comando move (mo) - para mover a grelha auxiliar para fora do cubo (distancia = à aresta, usando os pontos
dos vértices como bitola)

- comando rotate (ro) - com ponto no vértice rodar 90º para X

- comando copy (co) - copiar a grelha auxiliar para a face oposta usando novamente os vértices como bitola

- comando copy (co) - copiar a esfera 3x para uma face e 4x para a oposta

- comando align (al) - para rodar as grelhas 90º alinhando-as no eixo X

- comando copy (co) - para copiar as restantes esferas - 2 para uma face e 5 para a última

- comando erase (e) - para apagar as grelhas auxiliares

- comando union - para unir todas as esferas

- comando subtract - para eliminar as semi-esferas desnecessárias (fora das faces do cubo), mantendo
apenas as outras metades que se tornam concavidades na superfície do cubo

- comando fillet (f) - para bolear as arestas do cubo. Com raio de 0.25 uni escolher a opção chain e
seleccionar as arestas


- comando 3DOrbit (3do) - clicar com tecla do lado direito do rato, seleccionar visual styles e escolher a opção shaded.

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